Home Artigos Mais conhecimento sobre a categoria, o setor e os dirigentes sindicais!

Estatísticas

Membros : 16
Conteúdo : 42
Links da Web : 7
Visualizações de Conteúdo : 290271
Mais conhecimento sobre a categoria, o setor e os dirigentes sindicais! PDF Imprimir E-mail
Escrito por Wanderson   
Qua, 15 de Outubro de 2014 15:45
O DIEESE realiza uma série de pesquisas que servem à sociedade em geral e ao movimento sindical. Além dos amplamente difundidos levantamentos sobre mercado de trabalho e preços, a entidade realiza outros, como as pesquisas sindicais, cujo objetivo é fortalecer a representação dos trabalhadores. 
 

Desenvolvidas para as entidades sindicais filiadas, as pesquisas sindicais podem ter como foco, por exemplo, o perfil de ativistas, dirigentes, de categorias profissionais, constituir análises setoriais, sondagens para campanha salarial, abordar remuneração, jornada de trabalho, saúde e segurança, formas de contratação, relações de trabalho, relação dos trabalhadores com os sindicatos, gênero, raça, juventude e outros temas. A questão abordada depende do interesse da entidade.

Os dirigentes participam da concepção do projeto da pesquisa e acompanham a execução do trabalho. Entre as etapas de desenvolvimento estão a definição de objetivos, a elaboração de instrumentos e estratégia de coleta de dados, seguidas pela apresentação de informações e análise dos resultados. 

As pesquisas sindicais podem orientar as ações das entidades. As informações coletadas e avaliadas podem ser divulgadas em diversos meios de comunicação, como informativos, boletins, livros, que ajudam a difundir resultados conquistados pela categoria.

Para mais informações, procure a responsável pelas pesquisas sindicais, Vera Gebrim: 11 3874-5460 e 3874-5404.

·         XI Seminário Internacional Nanotecnologias, Sociedade e Meio Ambiente 

O técnico da Subseção do Sindicato dos Químicos do ABC, Thomaz Ferreira Jensen, participará, de 20 a 24 de outubro, do XI Seminário Internacional Nanotecnologias, Sociedade e Meio Ambiente. O evento será promovido pela Escola de Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

Thomaz é membro da Comissão Científica do Seminário e será um dos palestrantes. Em 20 de outubro, ele abordará os impactos das nanotecnologias no mercado de trabalho e na formação profissional. A apresentação será baseada em uma experiência de negociação coletiva pioneira, realizada em 2008, pelo setor químico, na qual foi debatido o direito à informação do uso de nanotecnologias no processo produtivo.

A programação completa pode ser conferida no blog JusNano. 

·         MEC começará a avaliar reconhecimento da graduação em Ciências do Trabalho 

De 5 a 8 de novembro, a Escola DIEESE de Ciências do Trabalho receberá a visita da Comissão de Avaliação dos Cursos de Graduação de Instituições de Ensino, do Ministério da Educação (MEC). O grupo analisará o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho visando ao reconhecimento, ou seja, a validação para o fornecimento do diploma. O MEC realiza essa avaliação quando um curso atinge 50% da carga horária. 

A Escola DIEESE iniciou as atividades em 2012, com a graduação em Ciências do Trabalho, instituída para ensino e pesquisa como parte de um projeto que reflete valores e necessidades da classe trabalhadora. A finalidade estratégica é reposicionar o tema do trabalho na sociedade e na academia, a partir da visão do trabalhador, levando a questão a ser reconhecida como relevante por toda a sociedade. O curso é uma inovação. 

A estrutura curricular é interdisciplinar e a Economia Política, a História Social e a Sociologia Política são as áreas do conhecimento científico que fornecem os fundamentos teóricos, conceituais e metodológicos. É uma graduação de três anos e, atualmente, há três turmas em andamento. 

A criação da Escola DIEESE representa um antigo sonho do movimento sindical brasileiro, que criou o Departamento em 1955 para ser a primeira área do que chamavam, na época, de "universidade do trabalhador". 

Mais informações no site da Escola DIEESE.

·         Outras atividades 

- Em 03/10, o supervisor técnico do Escritório Regional de Santa Catarina, José Álvaro Cardoso, reuniu-se com a direção do Sindicato dos Estivadores de Imbituba. Na pauta, a campanha salarial da categoria e os desdobramentos.

- Em 02/10, a coordenadora de estudos e desenvolvimento, Angela Schwengber, apresentou o projeto Redução da Informalidade por meio do Diálogo Social, na reunião anual dos Grupos Consultivos da Sociedade Civil (ConSOC), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A atividade foi realizada em Brasília. 

- Em 24/09, o coordenador de relações sindicais, José Silvestre, fez palestra sobre conjuntura e perspectivas das negociações coletivas. A apresentação foi feita para a Força Sindical de São Paulo. 

·         Divulgações 

- 07/10 - Pesquisa da Cesta Básica de Alimentos

- 08/10 - Índice de Custo de Vida do município de São Paulo

Última atualização em Qui, 05 de Fevereiro de 2015 11:41
 

Nós apoiamos!

outubro_rosa.jpg